DIY - Cesto de Tecido Organizador

by - abril 26, 2018


Olá você! Hoje é dia de passo a passo. Vamos aprender hoje a fazer aqueles cestos de tecido organizadores que a gente vê nos posts de decoração no Pinterest. Esses cestos custam um pouco caro de 60 - 100 reais, os grandes e 28 - 50 reais os menores. Não sei você, mas não tenho dinheiro pra isso. Vou mostrar pra vocês como eu fiz esses dois cestos por menos de 10 reais com restos de materiais, e que se você for comprar também vai sair muito mais barato do que comprar um novo!



Pra fazer os cestos você precisa saber como fazer costura reta, não precisa ter maquina de costura, pode comprar aquelas maquininhas de mão. O tecido pra fazer o cesto grande era meio metro de tecido que tava sobrando aqui, é um algodão cru um pouco mais grosso, mas se o tecido que você escolheu é mais fino não tem problema, viu?
As medidas que usei foram 42 cm de diâmetro para o círculo do fundo (20cm de raio +1cm de borda) e para as laterais, 50cm de altura por 128 cm (126cm + 2cm de borda, 1 de cada lado). Nunca esqueça das bordas na hora na hora de cortar o tecido. Como o cesto maior é um cilindro, eu recomendo alinhavar a borda e o fundo antes de costurar. Isso pode evitar muita dor de cabeça depois.
O cesto quadrado era menor e foi todo feito de retalhos de algodão estampado pra patchwork. O fundo dele é um quadrado de 16 cm (14cm + 2cm de borda) e a altura da borda é 20 (17cm + 3cm de dobra).
Na parte de cima dos cestos coloquei um aro de metal (que não enferruje), mas isso não é necessário dependendo tamanho e da firmeza do cesto depois de passar a termolina. No cesto pequeno eu usei uma tira de plástico mesmo pra deixar mais firme, se você não achar um arame firme o suficiente é só usar 2 ou 3 voltas e juntar com uma fita; A termolina que eu fiz foi na seguinte proporção:
2 medidas de cola branca (PVA)
1 medida de água
1 medida de álcool


Esses cestinhos são ótimos pra guardar sua bagunça num lugar só.
Pra que já faz artesanato pra vender é uma ótima ideia pra fazer pra vender. Dá também pra fazer lembrancinhas super Tumblr, por muito pouco. Vou tentar fazer outras com estampas diferentes depois, pra quem quiser ver é só segui nosso IG @azulsueter.
Até a próxima!

Você pode gostar de:

0 comentários