Projeto Merida #1: Clareando o cabelo sem descolorir.

by - janeiro 21, 2016



Olá meninas! Tudo bem com vocês?!

Estou eu aqui de volta dando continuidade a minha sequência de artigos sobre o meu processo para chegar ao meu cabelão comprido e ruivo que tracei como meta pra 2016 :D.

Já fiz o primeiro artigo semana passada, apresentando algumas das etapas em que vou ter que me submeter, e hoje vou mostrar o resultado da primeira etapa na minha longa jornada. 

Mas antes antes disso vou mostrar pra vocês as cores que já passaram pelo meu lindo e sofrido cabelinho, e a dificuldade que estou tendo com a cor mais recente dele, que na verdade nem é uma cor, meu cabelo chumbou e não quer clarear nem com a mulesta! 

Mais adiante eu explico melhor sobre o cabelo chumbado, vamos as cores:


Na sequencia do meu cabelo natural ao meu mais recente, antes de eu fazer a merda que fiz e precisar escurecer. Essas são só algumas das cores, vejam que consegui chegar a um laranja bem vivo em um determinado momento, lembrando que nunca descolori meu cabelo, cheguei ao laranja com muita luta e determinação e sem descolorir! Mas como eu nunca estou satisfeita com a cor do meu cabelo, ainda não achei minha cor, então me submeto a várias experiências, uma hora ia dar merda, e foi o que aconteceu.

Eu ganhei um tonalizante azul de uma tia minha e resolvi fazer uma mechinha pra ver como ficava, meu cabelo estava bem claro, eu estava desbotando ele, fiz a mecha e ela ficou um verde água bem bonitinho e brilhoso, dai pensei o cabelo também vai ficar assim! Mas não ficou, tasquei o tonalizante no cabelo inteiro e ele ficou HORRÍVEL! Não pegou na raiz, por algum motivo e ficou um avermelhado misturado com verde, uma coisa horrorosa. O que eu fiz? Fui atrás de como corrigir esse desastre que fiz, então passei Dekapcolor (Vou falar mais na frente sobre ele) e o pigmento saiu, ou eu achei que tinha saído, depois que passei o Dekap que fiz uma hidratação, o cabelo simplesmente voltou ao normal, aquela cor horrível, só que com a raiz ainda mais clara por conta do Dekap.

Esperei um dia, passei novamente o produto no cabelo e novamente o pigmento saiu, mas de novo voltou o tom verde em algumas áreas e esse verde não saia por nada, esse é o famoso cabelo chumbado, que só vai sair com descoloração. Não vi outra opção a não ser cobrir o cabelo de castanho escuro, quase preto, novamente, já que ele não aguentaria uma descoloração.

Mesmo assim a tinta desbotava e novamente dava pra ver as partes chumbadas de verde do cabelo, que é o que estou tentando dar jeito nessas primeiras etapas, ou não conseguirei alcançar meu objetivo.


Desbotando o cabelo chumbado

Pesquisei e tentei muitas formas de tirar esse verde indesejado do meu cabelo, uma delas é a tal da neutralização, aplicando uma cor oposta para neutralizar a outra, e foi o que fiz, tasquei uma tinta vermelha no cabelo e deu uma suavizada, o verde também já tava bem desbotado, o que ajudou, mas ainda ficou uma cor estranha e escureceu o tom, então depois de neutralizar o verde, fui atrás de alternativas para desbotar o cabelo e tirar a pigmentação danificando o minimo possível. Eis o que fiz até agora:

Soap Cap

Eu tinha pintado o cabelo de vermelho antes de fazer o soap cap, não no mesmo dia, meu cabelo não aguentaria, mas pintei e com o intervalo de uma semana hidratando, eu fiz o soap, não sei se fez alguma diferença que pudesse interferir no resultado, o vermelho nem pegou direito só escureceu ainda mais o cabelo, to contando só pra constar.

Certo, mas o que é e como se faz o soap cap?
O soap cap é como se fosse uma descoloração bem menos agressiva que leva: água oxigena de 30 ou 40 vl(usei 30, nunca uso 40), pó descolorante e shampoo anti-resíduos. O que difere o SC da descoloração normal são as medidas e a adição do shampoo. 

Nesse caso é uma medida de pó descolorante para duas de água oxigenada e shampoo, um ex: 20g de pó pra 40 ml de água oxigenada e 40 ml de shampoo e deixar 30 minutos no cabelo. Não vou mentir que não agride o cabelo, resseca um pouquinho, mas nada comparado aos danos de uma descoloração. 


Touca de shampoo

Meu cabelo ta bem sofrido e ficar fazendo soap cap sempre ia acabar com ele, então voltei pra internet e descobri essa técnica linda de desbotar o cabelo com shampoo. Tão simples, bem ali ao meu alcance e eu nem me liguei.

Estava lavando o cabelo normalmente com o shampoo anti resíduo, mas não deixava mais que dois minutos no cabelo e assim ele ia desbotando só que muito devagar, foi quando vi a técnica da touca de shampoo, que nada mais é do que:

1 - Passar o shampoo no cabelo, seja ele anti resíduo ou não, claro que o anti-resíduos o efeito é maior, mas qualquer um ta valendo.

2 - Massagear mecha por mecha por alguns minutinhos.

3 - Colocar uma touca e esperar de 30 minutos a uma hora, se quiser também pode usar uma fonte de calor como o secador, ou uma touca térmica. eu só passei o secador rapidinho depois que tirei a touca, mas foi tão rápido que acho que nem contou. E pronto!

Quando fiz a primeira vez que fui enxaguar caiu uma enxurrada de tinta vermelha e marrom que chega me impressionei! Fiz com os dois shampoos o normal e o anti resíduos, alternando os dias, durante 4 dias seguidos, sempre fazendo hidratação em seguida.

Quatro toucas de shampoo e um soap cap e o resultado foi esse:



Eis o processo gradativo, a primeira foto é de quando cobri o verde com castanho ele tava bem escuro, não tirei foto do meu cabelo verde, as outras duas cores foi o progresso depois das toucas de shampoo e o soap.

Agora estou hidratando ele constantemente por que pretendo aplicar o Dekapcolor novamente já que tirei quase toda aquela cor horrível que tava meu cabelo, acredito que irá funcionar melhor agora. 

Só pra constar, embora muitas dizem por ai que é o soap cap é um Dekapcolor caseiro, não é gente! O Dekapcolor não possui amônia nem oxidantes, quase não agride meu cabelo, já usei muito pra corrigir tintura. O próximo artigo da minha saga ruiva, vugo projeto Merida, será sobre ele.

É isso meninas, avancei mais uma etapa no meu PM. 
Comentem o que acharam e deixem dicas pra me ajudar na caminhada!
Beijos, até a próxima ;*


Você pode gostar de:

0 comentários