Documentário: The True Cost 2015

13:32:00 Teciane Rodrigues 0 Comments

Vocês devem estar estranhando eu vir aqui falar de filme com vocês, não tenho costume nem respaldo pra comentar um filme, mas esse me pegou de jeito.
Documentário de moda "The True Cost" retrata os custos do fast fashion para a sociedade stylo urbano-1

Lançado em 29 de maio desse ano, seu título em português é "O Verdadeiro Custo". Nele são abordados os terríveis impactos sociais e ambientais produzidos pela indústria da moda. A intenção do diretor Andrew Morgan foi mostrar o lado podre das belas e iluminadas vitrines de lojas de fast fashion, mas o que é isso?
Se antes as novidades nas lojas chegavam duas vezes por ano com as coleções de primavera/verão e outono/inverno, hoje chegam a cada mês, de 15 em 15 dias, toda semana, todo dia - isso é fast fashion. Mas a que custo? E como esses produtos tão baratos são despejados no mercado num volume crescente?
Fast fashion é a maneira que a indústria achou de aumentar seus lucros rapidamente. Como? Diminuindo os preços e aumentando a quantidade roupas produzidas.
No documentário eles mostram como as grandes corporações remoldaram  a mente do consumidor para deixar de considerar a roupa um bem durável para algo descartável e que deve ser adquirido com frequência para que você se sinta bem e inserido na sociedade.
 
E a resposta de quem paga por tudo isso?
Os trabalhadores que produzem esse produtos em países pobres, sem direitos, com jornadas de trabalho absurdas, sem segurança, sem saúde. Tudo por R$2,00 por mês! O que, segundo os donos e defensores das indústrias fast fashion, é um favor a essas pessoas que estariam em condições piores se não trabalhassem para indústria. Será?
Mas, infelizmente, esse problema não se restringe aos operários. O meio ambiente onde essas fábricas estão situadas sofre danos enormes, afetando a vida de todos que moram nessas regiões.

A solução de tudo isso é simples e está ao seu alcance. Simplesmente pense antes de comprar. Será que eu vou usar tudo isso? Será que vale a pena compra uma blusa de R$15 que não vai durar nem 2 meses? Será que isso é a minha cara ou eu to comprando só porque aquela blogueira usa?

Vamos mostrar pro mercado que quem dita as regras é o consumidor e não eles nos dizem o que, quanto e quando agente deve comprar. Mais informações aqui.

Muito deixou de ser dito nesse post, então assista ao filme, duvido que não te dê um nó na garganta depois... e deixe a sua opinião pra podermos discutir.
Mais qualidade, Menos quantidade!

0 comentários: