O que é e como funciona o cronograma capilar

06:04:00 Jessy Leandro 0 Comments

Hidratação, nutrição e reconstrução


Olá pessoas, tudo bem com vocês? Hoje eu venho mostrar (ou tentar mostrar) como criar e seguir um cronograma capilar. Muitas meninas não estão muito familiarizadas com o cronograma, principalmente quem não faz tanta coisa no cabelo. Mas, para quem quem faz muita química,  seguir um é quase uma lei!

O cronograma capilar serve pra repor toda a massa e nutrientes perdidos pelo cabelo quando se tinge, descolore, faz progressiva e outros tipos de química, além do tradicional secador e chapinha.

Quando o cabelo sofre todas essas agressões e não nos preocupamos em ter um cuidado maior com ele, a tendência é ficar com as medeixas ressecadas, sem brilho, elásticas, e até mesmo careca! Em casos mais extremos. É ai que entra o cronograma capilar, pra salvar nossas vidas <3

Existe um modelo oficial, que é o que eu sigo. Ele funciona comigo, mas é possível adaptá-lo de acordo com a necessidade do cabelo de cada um. 

Veja: 
               

Ele é bem simples de entender. Consiste em fazer duas hidratações e uma nutrição por semana, sendo que na terceira semana de cada mês a nutrição é substituída pela reconstrução. A escolha dos dias fica a critério de quem faz, sendo que cada etapa deve ter um intervalo de 48h.

Diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução

Hidratação - A hidratação como o nome já diz, serve para hidratar o fio, repor a água, deixando-o mais macio e sedoso. As mascaras para hidratação geralmente são a base de manteigas, frutas, aloe vera, silicones.

Nutrição - A nutrição repõe os lipídeos do cabelo, equilibrando a oleosidade necessária geralmente é feita a base de óleos naturais e umectação com os mesmos, esse método é indicado para quem tem o cabelo seco. Mas para um cabelo mais oleoso o ideal é optar pela máscara de nutrição com óleos em sua composição.

Reconstrução - A reconstrução serve para repor a massa perdida do cabelo, as mascaras de reconstrução são a base de queratina, arginina, proteína, cisteína, etc. A queratina liquida também pode ser utilizada diretamente no cabelo nessa etapa.

Por que a reconstrução só é feita uma vez no mês? Simplesmente por que a queratina em excesso não faz bem para o cabelo deixando-o muito rígido e mais propenso a quebra. Tanto que quando fazemos uma reconstrução capilar o cabelo não fica sedoso nem macio, ele fica poroso e rígido pois a função da reconstrução é apenas repor a massa capilar. A sedosidade, maciez e disciplina do cabelo vem com a hidratação e nutrição.

O cronograma capilar pode variar de acordo com a necessidade de cada cabelo. Se ele ta muito danificado pode optar por fazer uma reconstrução a cada 15 dias ou a cada três semanas. Eu me adaptei bem com esse modelo oficial e faço reconstrução apena uma vez ao mês, e olha que meu cabelo é guerreiro! Eu pinto, faço progressiva, decapagem, secador, chapinha, etc. Então minha sugestão é começar com ele e ir adaptando da melhor forma :)

E vocês, seguem algum cronograma?
Compartilhem suas experiências com a gente! ;)







0 comentários: